Gênesis 1.1 - Criou Deus

Gênesis, Começo, Início, principio (Bereshit)
Gênesis 1,1. No principio, criou Deus os céus e a terra. (ERC) (JFA)
Quando Deus iniciou a criação do céu e da terra, (BEEc)
No princípio Deus criou os céus e a terra. (NVI)
In Pricipio fecit Deus celum et terrã. (BPE)
Bereshit Bará Eloim(him) hashamayim veét ha’arats (BH) 

(não da para expor aqui todas versões da Bíblia; então confira na sua tradução...

Lembra que pode haver outras maneiras de entender o que iremos estudar, não somos os únicos. O capítulo primeiro tem um tempo diferente do versículo 2 em diante: “a terra já criada, v1; se tornou sem forma e vazia,v2; Is 45,18” (BEMc)
O termo “Bereshith” “bereshit” no hebraico= no começo, no grego é= Gênese, origem. Termos  adequados pelos rabinos.

Saiba que aqui não queremos reconhecer quem criou, e não; como e  quando, que é tema de grande relevância na ciência moderna. Para nós, a criação dependeu exclusivamente de Deus, “Eloim”(him) quando acreditamos que aqui (plural) estava o Pai, Filho e Espírito Santo. (BEG) Outra forma de Gênesis pode ser: B’reshit. (obedecendo as normas de pontuação) Muitos comentários e (traduções) a respeito da criação existem, mas ficamos com a mais aceita. Quando  você entender que (Gênesis) significa: Início, começo, princípio e que no grego o termo é  semelhante. Temos evidências da obra criadora de Deus (Theo), também que a forma plural em  Gênesis é uma indicação da tri-unidade divina (que muitos discordam) (Elohim), mas confirmada no  Evangelho de João 1.
O que precisamos ver aqui? Deus criando, trabalhando! 

No princípio = Bereshith – no grego= én arché (leia abaixo) – a pergunta: O que havia antes de  Bereshith? Antes de arché? - Somente Deus (Elohim) sem início de dias (tempos) Kairós (os) –  Jesus em João 17,24, mostra que existia com o Pai (antes) da (bará)
Se havia algo criado antes, o que seria? Deus seria um ser criado? Aonde ele criou o seu dia de  início? Aqui seria um acaso? 

No princípio, como descreve o grego, é o livro dos começos: Começo do universo, do homem, do  pecado, da salvação, das alianças de Deus com os homens.
Em Gênesis temos a resposta para quem pergunta: “Quem criou todas as coisas?” - Ela declara:  Criou Deus… Quando indagam: “Quem foi antes da criação?” - Ela responde: No Principio…  Deus
Alguns nomes pessoais podem significar, esse Deus criador, uma prova que o povo hebreu entendia esse conceito: Hb. ‘Elqanah= Elcana= Deus criou, Deus possuiu. 1Sm 1,1

B^era’yah= Beraias= Jeová criou, Javé criou. 1Crônicas 8,21  Criou, está no tempo “perfeito” e expressa uma ação completa. Sendo assim, para nós, criaturas  criadas a imagem de Deus. Essa doutrina não deveria ser difícil de entender; mas não é o que temos  visto. 

☼ Lembrem que há teorias que diz: Antes disso havia uma outra matéria, e também uma outa raça  pré-adâmica. Outras argumentam que existiu: o homem que Deus criou, e o homem que Deus formou. 

Bereshith é a primeira consequência do ato criador de Deus (seguido pelo Logos, disse Deus)

Bará, esse termo em Gênesis 5,1 (no dia que criou...) aparece= bero’ - Em Gn 5,2 (ele os criou..bera’am)  no  Latim  esse  termo  como  no  Português  nos  da  uma  luz:  Dar  existência,  produzir, originar. (uma prova contra a teoria da evolução)

■ Princípios para compreender Deus: Deus é Criador, e apenas ele tem auto-existência. Nós somos seres criados. Deus criou todos os seres viventes para se reproduzirem conforme a sua espécie. (BEP) Respostas para algumas perguntas, Bíblia de Estudos Plenitude.
Lembra que devemos falar desses feitos, Sl 145,5.
Não esqueçam de observar o ponto filosófico sobre o assunto (e seus 4 sentidos)

 GÊNESIS NO GREGO
Grego: én arkhê Epoinsen o(ò) theos ton ouranon yen. (SI) – Observe que lendo somente o original fica sem jeito o fraseado (em começo, em principio) arkhé de onde vem (arqueologia) o grego usa (epoinsen) Fez, ficando assim (No principio Deus fez o céu e a terra) outra observação no grego que (Én, em - pode se traduzir= era, estava, em, 0 (ó)) com letra maiúscula se refere a uma pessoa, nesse caso Jesus.

João 1,2, expressa dizendo: Ele estava no princípio com Deus, (autos én arkhê prós ton Theo) no grego a palavra (archomai) é inicio, mas não aparece como na criação, mas deriva dela (arch)

O texto, Westcott diz= em archee (In Beginning) no Inglês.
Procure em sua Bíblia mais referências sobre o ato criador de Deus, estude as diferentes versões de pensamento para entender por que temos hoje muitos conceitos cristãos. Este estudo não esgota o extremo terreno do  (Gn, bará) – A Bíblia tem conteúdo suficiente para nos ensinar sobre o ato criador de Deus, bem como da sua graça.
O que os seus líderes ensinam sobre a criação, o Gênesis, o principio?

Estão estes, de maneira ordenada sustentando o que diz a Bíblia?
Estão esses esclarecendo a verdade, ou lançando dúvidas sobre ele?
A Bíblia afirma que Deus é o Criador, do mundo, e do gênero humano como toda criação existente; o que mais o homem procura?
A  (TNM) Tradução  do  Novo  Mundo  (TJ) Testemunhas  de  Jeová,  no  nome  de  Deus,  Elohim transcreve  (deus)  em  letra  minúscula,  seria  um  paralelo  a  (BP)  Bíblia  Peshita?  como  também Espírito em (espírito), traduzindo como: força ativa de Deus. (subsequentes)

Deixo minhas palavras tiradas  da Introdução  da Bíblia de Estudos Joyce Mayer:  “Muitas vezes ouvimos o livro de Gênesis descrito como um  "livro do começo", mas eu também gosto de pensar nele como um livro de oportunidades.”

seguidoresdoevangelho - Criação - Gênesis - Deus criador

 

Um comentário: